"Democracia são dois lobos e uma ovelha a decidirem o que é o jantar. Liberdade é uma ovelha bem armada impugnar o resultado." B. Franklin
Os incapazes de atacar um pensamento atacam o pensador. (Paul Valery)
A FORÇA DE UM POVO ESTÁ NA PARTICIPAÇÃO E NA CAPACIDADE E CORAGEM DE SE EXPOR ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO. PARTICIPE E SIGA ESTE BLOG E JUNTOS SEREMOS FORTES.
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)

terça-feira, 26 de abril de 2011

ATÉ O JUDAS CORREU (atualizado)

Por Pastor Raphael Souza
 
O sábado de aleluia é conhecido como o dia de malhar do Judas. Esta tradição foi trazida pelos portugueses e espanhóis para o Brasil, e era comum ver bonecos de palhas sendo malhado a paus e fogo, sendo estes com nomes de diversas personalidades não grata a sociedade em sua maioria, fosse politico (o que era mais comum) ou pessoas do bairro onde eram malhados o judas. No entanto esta tradição folclórica e cultural se restringiu as cidades do interior, e mesmo assim vem perdendo sua força, era apenas uma brincadeira, com malicia, mas sem maldades ou violência.
Em Pedras de Maria da Cruz, a brincadeira folclórica vem deixando de ser uma cultura sadia e se tornando um ato de vândalos, que envolvem jovens pelo êxtase da coletividade do momento, onde quebram e destrói patrimônios públicos e privados, usando artefatos explosivos de fabricação caseira, pondo em risco a vida das pessoas e de seus próprios participantes.
No ano passado a violência tomou rumos imensuráveis, ao ponto de lançarem bombas caseiras nos policiais militares. Este ano a policia tomou medidas preventivas e ostensivas para reprimir a violência na cidade. A ação de prevenção a violência na sexta feira santa, foi comandada pelo Tenente Sobrinho Comandante da Companhia de Policia Miltar de Januária, que também participou das atividades educativas de prevenção em Pedras de Maria da Cruz, com uma equipe de dezenas de Policiais e viaturas. Durante a ação da Policia foram encontradas várias bombas nas mãos de crianças, entregues por adultos para fugirem da policia, além de apreensões, foi uma ação programada, que alcamçou o su intento de coibir a violencia em Pedras de Maria da Cruz. A população reintera a  Policia Militar os Parabéns pela ação que devolveu a paz aos cidadãos nestes dias festivos.
 

Promessa feita, promessa cumprida. O sargento Aquino comandante do destacamento de Policia Militar de Pedras de Maria da Cruz, no ano passado em conversa informal, além da entrevista concedida ao Mensageiro Rural, que tinha prometido para este ano a vacina contra o vandalismo.
O sargento Aquino desencadeou um projeto para que culminasse no sábado de aleluia. Fazendo um trabalho de educativo e preventivo para a manutenção da Paz e Ordem Social na cidade, fez várias blitz educativas, Caminhada Pela Paz Social, Palestras nas Escolas, só não participou quem não quis ou não pode fato, mas, o trabalho foi feito visando principalmente a prevenção contra  a violência e distúrbios em manifestações populares, mais precisamente o sábado de aleluia que causou grandes constrangimento a sociedade pedrense no ano passado com extrema violência.
Depois de todo o trabalho preventivo, este sábado último foi dia de cobrar o que foi ensinado e agir para a manutenção da ordem e a paz social, com um trabalho intensivo da Policia Militar de Pedras e de Januária da 30º Companhia. Onde foram contidas as manifestações excessivas, que não passaram de meia noite, onde a policia agiu com segurança e destreza, que até o Judas correu. A cidade amanheceu com comentários da “Folha pedrense” elogios a atuação da Policia. Poucos foguetes foram soltados, a presença da Policia inibiu os manifestantes maldosos.
No entanto tudo isto foi programado pelo sargento Aquino desde que chegou na cidade, veja sua entrevista ao Mensageiro Rural no ano passado


Entrevista do Sargento Valdir Souza Aquino ao Mensageiro Rural
Pedras de Maria da Cruz\ tem um novo comandante do destacamento da policia militar, que pertence ao 3º Pelotão da PM da 165ª CIA/30º BPM Januária-MG, Sargento Valdir Souza Aquino, com 23 anos de serviço e experiências em outras unidades da PM, como 14ª RPM de Curvelo, 3º Pelotão de Varzea da Palma, 11ª CIA de Pirapora, 10º BPM , 50º BPM de Montes Claros. Sgt Aquino tem objetivo em suas ações policiais e sociais em P. M. C, porém promovendo a paz não irá tolerar desordem, com um perfil traçado da cidade, o SGT, tem visitado todas as instituições da cidade se apresentando e conhecendo as lideranças da cidade. A equipe do Jornal Mensageiro Rural entrevistou o SGT, veja .
MR – Qual a sua prioridade no policiamento em Pedras de Maria da Cruz?
SA – Ser imparcial nas decisões, buscando sempre proteger, orientar e fiscalizar nas zonas urbana e rural; trabalhar no combate a criminalidade, ser parceiro das autoridades locais no restabelecimento da ordem pública, objetivando a promoção da paz social e a garantia do Estado democrático de  Direito.
MR- Qual é a estratégia de prevenção que o senhor pretende usar?
SA – Faremos o mapeamento de todas as áreas do município; buscaremos parcerias com todas as autoridades que compreendem os órgãos do sistema de defesa social, autoridades estaduais/municipais,  diretores de educandários, assistentes sociais, conselho tutelar, guarda municipal, moradores e etc.
MR – Haverá algum tipo de trabalho educativo a comunidade?
SA -  Sim. Haverá inúmeros. Eu e minha equipe; Cb Brandão, Cb Guedes, Cb Shisgiate, Sd André, e SD Souza, faremos não só nas instituições de ensino municipais e estaduais, mas, também em toda a cidade, iniciando-se com palestra, informações, orientações e prevenção, lembrando que os trabalhos educativos não impedem que algumas providencias sejam tomada nos rigores da lei.
MR -  Desde que o senhor assumiu, já se tem o perfil da cidade?
AS – Sim. Isto é a primeira coisa que fazemos quando assumimos uma região.
MR -  neste ano tivemos um incidente no sábado de aleluia, onde assistimos alguns atos e vandalismo. Permanecendo em Pedras de Maria de Cruz, no próximo ano haverá algum trabalho preventivo?
AS -  Sim. Trabalharemos com apoio da comunidade em busca de uma solução  aceitável dentro dos princípios éticos e morais, não sendo tolerado excessos e /ou práticas delituosas.
Esta foi a entrevista do novo comandante do destacamento de Pedras de Maria da Cruz, que  deixa para a população pedrense um fraternal abraço.
* Raphael é pastor, jornalista, professor de Jiu-jitsu e educação fisica e este ano lança o primeiro dos seus cinco livros. Envie sua noticia, denuncia, fotos,aniversário casamento e tudo de interesse da comunidade de Pedras de Maria da Cruz, inclusive noticias que possa valorizar a cidade para e-mail revistaavozdobrasileiro@gmail.com e tenha a garantia de sigilo absoluto. Acesse também: blogdoraphaelsouza.blogspot.com/ e leia outros artigos.

Nenhum comentário: